É através dele que a mãe passa a sua cria(s) os anticorpos que protegerão seu(s) filhote(s) de várias doenças gravíssimas, durante semanas. É, literalmente, uma vacinação natural. Outro príncipio básico da Imunologia, é que não adianta vacinar um indivíduo quando a presença de anticorpos maternais para determinada doença, está alta. Os anticorpos da mãe competirão com a vacina e a vacina perderá seu efeito.
Por isso, não se deve aplicar a vacina para sarampo, em crianças, antes que elas tenham 9 meses de idade (a não ser em caso de epidemias). Pois, os anticorpos maternais para sarampo duram, nos bebês, uma média de 9 meses. Aí entra o meu questionamento…
Vocês já devem ter percebido que sou totalmente obscessiva-compulsiva quando o assunto é FRENCHIES. FRENCHIES MAIS FELIZES, FRENCHIES MAIS SAUDÁVEIS, FRENCHIES MAIS BONITOS, TUDO SOBRE FRENCHIES!
Então, se os anticorpos maternais para cinomose, parvovirose e hepatite infecciosa estão presentes até os 90 dias de idade – no caso de mães pré-vacinadas e saudáveis -, não faz o menor sentido iniciar a vacinação aos 45 dias.
Leia sobre isso aqui e aqui. Não que o protocolo que meus vets recomendam esteja errado. Nunca tive NENHUM caso dessas doenças malignas – o que significa que este protoloco também funciona.
Mas, eu quero o MELHOR. Então, nos meus estudos, descobri DODDS J.W., com vários artigos publicados sobre o assunto. Quem tem acesso livre aos Periódicos CAPES, pode se esbaldar! Segundo a Drª Jean Dodds, a 1ª imunização dos filhotes pode começar com 9 semanas de idade! Isso evitará qualquer tipo de interferência maternal na vacina e alta titulação de anticorpos produzidos. Ela, também, faz outras ponderações, como a ausência total de necessidade de revacinações anuais da vacina múltipla – V8 ou V10 – uma vez que a cinomose e a parvovirose podem induzir a imunização por, no mínimo, 5 anos. Essas vacinas devem ser refeitas com 1 ano de idade e, depois, apenas a titulação sanguínea dos anticorpos do cão deve ser feita. Dessa maneira, é possível avaliar a imunidade do cão. A vacina anti-rábica nunca deve ser feita antes dos 5 meses de idade, deve ser refeita depois de 12 meses e depois, somente a cada 3 anos. Bem…
Não vou iniciar a imunização de meus bebês com 9 semanas. UPDATE 29/06/2010: A 1a. dose da vacina múltipla nos meus filhotes é dada com 9-10 semanas. Nos cães adultos, vou iniciar a titular os anticorpos antes de fazer a imunização, exceto para a vacina de leishmaniose. Como diz meu pai: “Água é bom, mas o abuso, afoga”!]]>

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

E-mail

seubuldoguefrances@gmail.com

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This