Oi Camilli, leio seu blog e adoro tudo que você escreve. Pretendo adquirir um frenchie em breve e já estou me preparando para a sua chegada. Entretanto, sou vegetariana e não me convenço que cães precisam de carne para viver. Um abraço, Adriana (SP/SP) –//–
E-mails como os da Adriana estão se tornando cada dia mais comuns em minha caixa de mensagens. Não é só com relação à alimentação que há uma tendência quase patológica em humanizar os cães; há uma busca insana por roupas, perfumes, sapatos, jóias, manicure, pedicure, spas para pets e, não raro, espera-se um comportamento humanizado dos animais de estimação. Mas, voltando à dieta vegetariana para cães, ela é possível, embora não recomendada, principalmente porque a soja (fonte de proteína) é um produto de alta alergenicidade para cães. Para frenchies, a complicação extra é que a dieta rica em grãos não é muito bem vinda pelo intestino deles. No Cachorro Verde há uma modalidade especial de dieta vegetarina para cães, confira. Entretanto a própria editora do site, aluna da pós-graduação de Nutrição Pet da UFLA, afirma que essa não é a melhor modalidade de dieta para cães, porque cães são fisiologicamente carnívoros.

Ano passado, li a reportagem Por que urso panda não come carne? e acho que posso fazer uma excelente analogia neste momento.
Apesar de ter o sistema digestivo igual ao de animais carnívoros, o panda gigante, diferentemente de outros ursos, tem uma dieta vegetariana. Em seu habitat, as florestas chinesas, ele se alimenta de brotos de 30 espécies de bambus. Como esta planta não é um alimento muito nutritivo, o panda precisa comer até 40 quilos do vegetal por dia.

Certamente, se o panda comesse carne, precisaria de comer menor volume de alimento para satisfazer suas necessidades alimentares proteicas – que são muitas em um animal de 100 kg! Se o seu cão pesa 10 kg, você acredita que ele comeria 4 kg de vegetais diariamente, afim de virtualmente suprir suas necessidades nutricionais?
Respeito profundamente todos os tipos de dietas que tem por objetivo tornar o indivíduo mais saudável. Acredito que vegetarianismo pode ser bom para humanos, melhor ainda para cavalos!
Mas, para cães – e pior ainda, gatos –  é uma insensatez. Já pensaram que contrassenso forçar um coelhinho a uma dieta carnívora?
“A ciência não passa do bom senso exercitado e organizado.”
Aldous Huxley – Escritor inglês
Textos interessantes relacionados ao vegetarianismo:


]]>

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This