Acontecem em TODAS as raças caninas, mas há aquelas que padecem mais, por apresentarem bocas menores e tendência a apinhamento dental, como yorkshires e poodles (principalmente aqueles “micro-poodles” que os fabricantes de filhotes inventaram). Muito raramente cães apresentam lesões por cárie.
O maior problema odontológico é a DOENÇA PERIODONTAL, que acontece com os tecidos que protegem e dão sustentação aos dentes: gengiva e tecido ósseo.

Observem o aspecto de dentes e gengiva saudáveis:
Observem o aspecto de um cão com doença periodontal: 1º estágio: leve gengivite provocada pelo acúmulo de resíduos alimentares/placa bacteriana na borda gengival. Observem como a borda da gengiva está avermelhada.

2º estágio: presença de tártaro e gengivite disseminada em torno de todos os dentes. Observa-se o edemaciamento do sulco gengival e a formação de bolsas gengivais que agravam ainda mais o problema, pois acumulam resíduos alimentares/placa bacteriana/tártaro.
3º estágio: doença periodontal grave, presença de tártaro subgengival e bolsas gengivais profundas. Perda óssea acentuada. Mobilidade dental. Perda dental múltipla.
Durante o meu curso de graduação em Odontologia, já suei muito fazendo tartarectomias em meus pacientes. Como minha área de atuação é Odontopediatria, tartarectomia não é mais uma rotina para mim. Mas, posso garantir que é preciso comer muito feijão para dar conta do recado de algumas tartarectomias, se a extração for manual. Por isso, duvidooooooo da eficácia da ração Royal Canin Dental Hygiene. nenhum alimento rico em carboidratos limpa os dentes!
Com relação a alimentação natural, devo dizer que o rói-rói dos meaty-bones realmente é uma medida eficaz na prevenção da formação do tártaro. O periodonto de meus cães é parfait!
Até tentei tirar uma foto da boca da Belinha, ela foi uma modelo SUPER colaborativa… mas, a minha nada-professional-super-cãomera-sony não ajudou… :))
É MUITO IMPORTANTE saber que a DOENÇA PERIODONTAL é totalmente silenciosa.
Gengivite não dói. Periodontite não dói. Mesmo se houver sangramento.
Portanto, fique atento, também, ao HÁLITO de seu cãozinho.
O mau hálito (halitose) é um sinal importante de doença periodontal. O mau cheiro advém dos milhões de bactérias da placa bacteriana espessada, tártaro e microbiota da saliva que fermentam substâncias em putrefação.
Mas, o pior de tudo é que, os microorganismos, presentes na boca, estarão constantemente caindo na corrente sanguínea e indo para os órgãos internos. Estes microorganismos podem provocar pequenas lesões nos vasos sanguíneos, nas articulações (artrite reumatóide), em órgãos como coração (principalmente no endocárdio – endocardite bacteriana), fígado (hepatite) e rins (glomerulonefrite). Com o passar dos anos, estas pequeninas lesões crescem, pois as bactérias presentes no tártaro continuam a se multiplicar, e passam a prejudicar o funcionamento destes órgãos.
Portanto, MANTENHA A BOCA DE SEU CÃOZINHO SAUDÁVEL!
(Por incrível que pareça, tudo que foi falado aqui, aplica-se aos humanos)
Para os cães que apresentam tártaro, SUPER INDICO uma visita ao veterinário e a marcação da tartarectomia. Doença periodontal é muito mais que uma questão estética.
🙂
]]>

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

E-mail

seubuldoguefrances@gmail.com

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This