Este tipo de pneumonia ocorre quando há a entrada de líquidos e secreções do próprio corpo para dentro dos pulmões. Muitas vezes, o suco gástrico é o conteúdo aspirado e acaba desencadeando um quadro, que precede a pneumonia, chamado pneumonite (inflamação nos pulmões).

Pneumonia por aspiração é uma ocorrência comum em cães braquicefálicos, tais como os buldogues franceses – então, leitores, estejam atentos! Aliás, quando se fala em cães braquicefálicos, qualquer alteração que produza dificuldades respiratórias merece atenção máxima!
Aspirar conteúdos e desenvolver pneumonia pode acontecer, mais frequentemente, nestas situações:
  • Filhotes recém-nascidos: eles costumam aspirar o leite materno e desenvolver pneumonia por aspiração. Aliás, essa é a maior causa de mortalidade de baby-frenchies e ocorre com uma frequência enorme;
  • Crises de hipertermia: o cão produz saliva grossa e espessa durante o episódio de hiperaquecimento e pode aspirar essa saliva durante a crise;
  • Anestesia em cães braquicefálicos
  • Episódios de vômitos e regurgitações;
  • Megaesôfago.

Dificuldade respiratória é um sinal importante de pneumonia. Em geral, ela vem acompanhada de perda de apetite, prostração e febre. Se a pneumonia for muito extensa, poderá estar associada à cianose – coloração azulada das mucosas da boca e da língua, decorrente da baixa oxigenação dos tecidos. A cianose traduz, nesse caso, um sinal de gravidade.
Dependendo do estágio da pneumonia e da dificuldade respiratória, internação hospitalar pode ser requerida.


Receba nossos posts por e-mail: Delivered by FeedBurner
siga-nos: 
]]>

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This