aqui.
Para ler, O Blog Responde! Sarna Demodécica, clique aqui.

CÃES ADULTOS COM SARNA DEMODÉCICA GENERALIZADA
Sempre que escrevo sobre este tema aqui no blog, chovem e-mails para mim. Portanto, fiquei curiosa em saber porque existem tantos equívocos sobre o tema e resolvi “googlear” o assunto.
Portanto, GOOGLE em “Sarna demodécica” e, aqui estão os erros mais grotescos e super-hiper-mega-ultra-giga frequentes sobre o tema:
“A sarna demodécica, também conhecida por demodecicose ou sarna negra, é causada pelo ácaro Demodex Canis, que faz parte da fauna natural presente na pele de todos os cães.”
Honestamente, dizer que o demodex faz parte da flora – e não da microbiota – ainda é admissível. Mas, da “fauna natural”!?! De onde tiraram isso?
“Um animal pode contrair a sarna demodécica através do leite materno, nos primeiros dias de vida, se a fêmea que estiver contaminada pelo ácaro.”
Os cães não contraem sarna demodécica. Os cães adquirem o demodex através da mãe.
A cadela não está “contaminada” pelo ácaro. O ácaro faz parte da microbiota normal da pele/pelo da cadela.
Os filhotes adquirem o demodex canis naturalmente pelo contato com a mãe, assim como também, adquirem muitos fungos e bactérias. Isso, é normal e esperado.
–> Encontrei muitos, muitos, muitos textos na internet cometendo o equivoco aqui citado.
“O desenvolvimento da demodicose está relacionado a uma herança genética.”
O desenvolvimento da demodicose está relacionado a baixa de imunidade. A baixa de imunidade pode ser desencadeada por fatores exógenos ou predisposição genética a deficiência imunológica.
–> A maioria absoluta dos textos omite o fato de que a demodicose pode ocorrer por flutuações de imunidade não relacionadas a causas genéticas. São elas: infância, cio, 3ª idade, carência nutricional, stress, doenças, como neoplasias, hipotireoidismo, diabete, leishmaniose, entre outras. Afirmações tão errôneas, na internet, levam as pessoas a terem dúvidas muito equivocadas, como essas: – Se a cadela fizer uma cesárea e não amamentar os filhotes, não livraria os filhotes do problema? Talvez sim, mas a que custo?
– No caso de machos, não há como passar a sarna demodécica para os filhotes, né? Se a doença estiver relacionada com diminuição de imunidade por fatores genéticos, o genoma paterno também pode estar relacionado com a transmissão da doença!
Sarna demodécica – ou demodicose ou sarna negra – é a questão mais polêmica e controversa da dermatologia veterinária.
Não existem respostas 100% prontas!
]]>

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This