o primeiro texto sobre sarna demodécica, o artigo foi linkado e copiado em vários sites e blogs. Estranho é que parecia ser o “Ovo de Colombo”, por mais triviais que fossem as informações.
Até hoje, embora não seja veterinária, recebo muitas ligações e e-mails de pessoas, de todo o Brasil, pedindo gentilmente esclarecimentos sobre o tema mais polêmico da dermatologia veterinária. Por esta razão, eis o assunto novamente!

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Enquanto vivem dentro do útero, os cães estão virtualmente livres da “contaminação” do ambiente externo.
Essa “contaminação” não é maléfica… explico melhor:

Depois que nascem, durante o contato íntimo com a mãe – parto, amamentação, lambidas, aconchego – os filhotes entram em contato com a microbiota que faz parte da pele e das mucosas da mãe e passam a agregar os mesmos micro-organismos. Isso é perfeitamente normal!

Quais são os microrganimos que NORMALMENTE fazem parte da microbiota dos cães?
Muitas bactérias (lactobacilos, streptococcus, stafilococcus, etc.), muitos fungos (candida sp., malassezia sp., etc.), protozoários (giardia sp.) e um ácaro, chamado demodex sp.
Visualização do demodex sp.

Sim! O demodex sp. está localizado na pele, mais especificadamente nos folículos pilosos, de todossssssss os cães vivos residentes na superfície do planeta Terra, sem exceções. TODOS, entenderam?

É importante entender que possuir o demodex na pele não significa ser portador da doença sarna demodécica. Aliás, todos nós possuímos o fungo candida sp. na boca, mas nem por isso desenvolvemos a doença candidíase (a não ser em situações de diminuição de imunidade). Deu para entender a analogia?
Portanto, o primeiro mito a ser eliminado: “apenas as cadelas transmitem a doença”.
O demodex é adquirido através do contato íntimo com a mãe. Mas, atenção, o ácaro demodex, e não a doença! Como visto, além do demodex, muitos outros micro-organismos são adquiridos pelos filhotes durante o contato com o mundo externo. E isso é perfeitamente normal.

A sarna demodécica ocorre pela proliferação OPORTUNISTA do demodex sp.
Na ocorrência de flutuações da imunidade do cão – que, obviamente, este ácaro “detecta” -, ele começa a reproduzir enlouquecidamente e a produzir lesões na pele.
Muitas vezes, essas lesões sofrem infecções secundárias por fungos e/ou bactérias e isso torna o diagnóstico um pouco mais complexo, para alguns veterinários.
O que pode fazer a imunidade do cão flutuar e favorecer a proliferação do ácaro?
  • idade: cães com menos de 1 ano e cães idosos tem imunidade flutuante
  • vacinação (entenda porque clicando aqui)
  • alergias
  • verminose
  • stress emocional (solidão, mudança de ambiente, abandono, internação hospitalar, a chegada de um novo cão ao lar, etc.)
  • doenças crônicas (câncer, diabetes, leishmaniose – é muito comum cães com leishmaniose terem sarna demodécica)

Embora muitos vets afirmem que a sarna demodécica seja uma doença genética, a etiologia da doença ainda não foi esclarecida. 
Flutuações de imunidade são muito comuns em todas as raças, acompanhadas ou não da proliferação do demodex. Não há razão para o desespero que se faz em torno dessa doença, porque ela é 100% tratável para a maioria dos cães.

A preocupação com a imunidade do filhote é mais pertinente que o excesso de preocupação com a sarna demodécica de manifestação precoce!
Investir na imunidade do filhote com vermifugações controladas, uso racional de vacinas, não utilização de corticoides, alimentação de alta qualidade – ração não! – e minimização de situações estressantes é um caminho a ser seguido!

Leia mais sobre este assunto nestas postagens:

]]>

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

E-mail

seubuldoguefrances@gmail.com

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This