A Monsanto criou a soja transgênica Roundup Ready que possui uma característica ímpar: ela é resistente aos herbicidas à base de glifosato. Isso é muito interessante, pois muitas plantas “daninhas” crescem junto ao pé de soja, competindo pelos nutrientes do solo com o desenvolvimento deste. Desta maneira, a aspersão, na lavoura,  do herbicida a base de glifosato elimina apenas as plantas “daninhas”. (não vamos nos ater aos malefícios dos alimentos transgênicos, nesse momento…)
Os agricultores conhecem bem o problema provocado pelos herbicidas e inseticidas.
Começam utilizando um tipo para eliminar uma determinada praga, depois de um certo tempo, o produto usado não funciona mais e outro, de uma geração mais nova, deve ser utilizado e é um sem fim neste processo.
Na medicina, um processo similar acontece.
Quando a penicilina foi descoberta, uma septicemia altamente fatal curava-se com esse medicamento! Experimente utilizar penicilina pura na mais simples infecção bacteriana hoje… fará cócegas nas bactérias?
Isso acontece por um processo chamado Pressão Seletiva.
A pressão seletiva representa um conjunto de características do ambiente (clima, exposição à drogas, alimentação, etc) que filtra determinados genes “direcionando” a evolução de determinadas características para a adaptação a este ambiente. A pressão seletiva é o fator ambiental do mecanismo da seleção natural.
Observe a pressão seletiva ocorrendo no esquema abaixo:
 
Bem, estou falando sobre a adaptação dos indivíduos e a pressão seletiva por uma razão muito específica.
Penicilina provocou resistência bacteriana e os antibióticos tem que sempre sofrer um update e serem mais potentes, para fazerem efeito satisfatório.
O mesmo se aplica a inseticidas e herbicidas nas plantações. Ervas “daninhas” e insetos sempre dão um jeito de driblar os mais poderosos inseticidas e obrigam as indústrias a produzir aquele produto de “última geração” que promete ser o must
Mas, as minhas ponderações são as seguintes:
1 – Por que será que ninguém comenta que pulgas e carrapatos são seres altamente adaptativos, pois se reproduzem em gerações curtíssimas e que, por isso, os inseticidas repelentes não deveriam ser utilizados tão indiscriminadamente???
Exemplos de inseticidas: fipronil, imidacloprida, ivermectina, permetrina, clorpirifós, diclorvós, etc.
2 – Por que será que a prescrição destas substâncias, por parte dos veterinários, é totalmente indiscriminada?
Deveria haver um controle! Não duvido que estes medicamentos estejam com efeito bastante reduzido nos dias de hoje…
3 – Outra coisa: todos esses medicamentos são veneno! Deveriam ser usados em situações específicas e não na rotina dos cães.Ninguém questiona isso quando usa em seus cães? Os próprios fabricantes pedem cautela na manipulação do produto!
Portanto, fica a aula de Genética, sobre o assunto “Adaptação e Pressão Seletiva“, aplicável aos carrapaticidas e venenos contra pulgas em cães. 
Pensem nisso!
🙂
]]>

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

E-mail

seubuldoguefrances@gmail.com

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This