leishmania sp. é o protozoário causador da leishmaniose canina e humana
Embora os cães não sejam os únicos hospedeiros naturais da leishmania – outros mamíferos também podem ser, incluindo o gato – ainda são, do ponto de vista epidemiológico, o maior grupo. A maneira que o governo brasileiro encontrou de tentar impedir a disseminação da doença foi exigindo, por enquanto, através de uma portaria, a eutanásia dos cães portadores da leishmania. (essa portaria está sendo contestada juridicamente pela Anclivepa e por inúmeros proprietários que tratam seus cães) A matança indiscriminada de cães está sendo mal-suscedida. O mosquito é mais rápido que os agentes de saúde da prefeitura. A eutanásia dos cães portadores não diminuiu o avanço da doença, o número de cães soropositivos cresce a cada dia.
Entretanto, é fato que a diminuição e o controle da população canina são medidas essenciais no combate à leishmaniose. Portanto, ao invés de adotar medidas de extermínio, deveriam ser adotadas medidas de controle de natalidade. Não parece óbvio? Contudo, é preciso que os proprietários dos cães sejam conscientes a este respeito. Nesta postagem do Cachorro Paraguaio, a Cristina mencionou a taxa de natalidade dos cães domiciliados, semi-domiciliados e errantes. Você já parou para pensar o que acontecerá com os filhotes e descendentes, daquele cão que você cuida, na porta de casa? Você já parou para pensar o que acontecerá com os filhotes e descendentes, do seu cão, que você ama tanto? Nunca? Então comece.

A LEISHMANIOSE ESTÁ AÍ.
Quem não atua na solução de um problema, certamente faz parte dele.

Em tempo: há quem diga que a região da Pampulha é um dos locais mais infectados com mosquito da leishmaniose, em Belo Horizonte. Não sei se é verdade, mas pode ser. Há muitos parques, muita área verde, o zoológico. 
Pois é, o zoológico! Sabendo que vários mamíferos podem ser portadores da leishmania sp., será que testaram os animais do zoológico? E se forem soropositivos? Vão cometer crime ambiental e eutanasiar um daqueles animais?
Eu gostaria de saber se os primatas e os felinos já foram testados… Ou será que eu sou a única a ter esta idéia brilhante?!?
]]>

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

E-mail

seubuldoguefrances@gmail.com

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This