Há alguns meses estou em investindo em projeto profissional que está absorvendo grande parte do meu tempo. E, adivinhem quem não está gostando disso? O BAMBAM! Quem tem frenchies sabe que eles são carentes emocionais natos e tendem a criar vínculos psicológicos fortíssimos com seus humanos de estimação. Pois agora, nossa tarefa é trabalhar a independência do Bambam, porque é pouco saudável desestabilizar quando seu objeto de amor não está próximo (em uma casa cheia de gente)! Uma das maneiras que ele encontrou de protestar a diminuição da minha atenção é através dos seus xixis. Nosso rapaz, que desde os 3 meses de idade, só faz xixi no lugar certo, cismou com alguns pontos da casa (os pés da minha cama, inclusive). Esperávamos este tipo de atitude de alguma das meninas – as fêmeas são sempre mais xiliquentas e adoram protestar xixizando pela casa. Se você tem um cão que está passando por questões semelhantes às do Bambam, a minha sugestão é a seguinte:
- Identifique a causa da alteração do comportamento e trabalhe nela;
- Se for possível, impeça o acesso do cão aos locais inadequados onde ele está fazendo xixi (por exemplo: a porta do meu quarto está ficando fechada!) – essa medida vai impedir que você se aborreça!
- Nos lugares onde não é possível impôr uma barreira física, coloque uma vasilha de água – seu au-au não fará xixi na água que bebe, nem em suas proximidades. É melhor ignorar o xixi no lugar errado;
- Elogie, faça festa, cante parabéns, recompense com petiscos sempre que seu cão fizer xixi no lugar certo! Isso é importantíssimo!!! Seu cão quer sua atenção.