Alelo – forma diferentes de um mesmo gene, que possui o mesmo “endereço” nos cromossomos de todos os indivíduos da mesma espécie. Por exemplo: uma pessoa de olhos castanhos (Aa), possui o alelo “A” e o alelo “a”, sendo o alelo “A” para olhos castalhos e o alelo “a” para olhos azuis. Alelo codominante – é um tipo de interação entre os alelos, onde não existe dominância, nem recessividade, ambos se manifestam. Por exemplo: a rosa cor-de-rosa é um cruzamento da rosa vermelha com a rosa branca, exemplificando codominância dos alelos. Alelo dominante – é aquele que no estado heterozigótico, do indivíduo, se expressa. Por exemplo: Para a característica dos olhos, “A” é o alelo dominante. Alelo recessivo – é aquele que no estado heterozigótico, do indivíduo, não se expressa. Por exemplo: Para a característica dos olhos, “a” é o alelo recessivo. Congênita – é uma característica adquirida pelo feto durante o período da gestação. Por exemplo: surdez adquirida porque a mãe teve rubéola. Cromossomos homólogos –  a espécie humana possui 46 cromossomos, 23 de origem materna e 23 de origem paterna. Cada um destes 23 é par destes outros 23, pois possuem localização idêntica de genes, tamanho e forma iguais. Esses pares são chamados de cromossomos homológos. Apenas os cromossomos X e Y não fazem par, um com o outro. Depressão endogâmica – diminuição da performance, produzida pela cosanguinidade,  mais pronunciadas em características de fertilidade e sobrevivência. Diversidade genética – geralmente expressa em porcentagem,  medida em variedade de alelos e/ou heterozigose. Efeito fundador – mudança na frequência alélica, que ocorre quando uma subpopulação é formada a partir de uma população maior. Efeito gargalo –  é um evento evolucionário, onde uma porcentagem significativa da população de uma espécie morre ou é impedida de se reproduzir. Epistasia – interação entre vários genes para determinar uma única característica (fenótipo). Fenótipo – é o resultante da expressão dos genes. Características que o indivíduo apresenta. Fixação – perda de muitos alelos, exceto um.

Genes polimórficos ou polimorfismo genético
– genes com 2 ou mais alelos na população. Genoma – todo o conjunto genético de um organismo Genótipo – material genético, ou conjunto de genes, de um indivíduo. Herdabilidade –  grau de correspondência entre o fenótipo e o genótipo. Hereditária – passada dos pais aos filhos, através do DNA. Heterozigoto – indivíduo que possui alelos diferentes para o mesmo gene: Exemplos: Aa, Bb, Mm. Homozigoto – indivíduo que possui alelos iguais para o mesmo gene. Exemplos: AA, aa, BB, mm. Inbreeding – sistema de acasalamento entre parentes próximos, tais como, pais X filhos e entre meios-irmãos. Linebreeding – sistema de acasalamento entre parentes não próximos. Linkage – situação onde genes diferentes, presentes em um mesmo cromossomo,  permanecem  ligados e caminham juntos para a formação dos gametas. Mutação – alterações na sequência dos pares de base da molécula do DNA. Outcross – sistema de acasalamentos entre indivíduos não-aparentados. Recombinação gênica – troca de partes entre 2 cromossomas homólogos. Essa prática é importantíssima na manutenção da diversidade genética. Taxa de mutação – o número de mutações, que ocorre por gene, por gameta, por geração.

Nota: Se houver algum termo genético que você gostaria de saber, por favor, peça-o em “comentários”. ]]>

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

E-mail

seubuldoguefrances@gmail.com

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This