pode ser revisto aqui.
Este é o link para o original, em inglês, sem legendas. Os Segredos do Pedigree é um programa extremamente polêmico, com o objetivo de retratar o lado negro e omisso das confederações cinófilas, dogshows e criação de cães. Muito do que é dito em Os Segredos do Pedigree, infelizmente, é verdade. Mas, há uma dose enorme de sensacionalismo em vários outros aspectos também.
Como criadora de cães de raça pura, geneticista e, por que não, formadora de opiniões, acho importante expressar a minha verdade dos fatos e desmistificar um pouco do que é dito ali.
– Todas as raças caninas foram criadas por acasalamentos super cosanguíneos, sem exceções.
– A criação de cães, quando feita de maneira responsável, envolve testes e scans de saúde. O objetivo da criação de cães é produzir cão típicos e saudáveis. Portanto, “criadores” que não respeitam este princípio estão enganando a si mesmos, aos futuros proprietários de seus filhotes e aos órgãos cinófilos.
Será que as doenças genéticas estão aumentando entre aqueles criadores que fazem scans de saúde nos cães que utilizam para reprodução? Duvido.
– O programa passou 2 anos acompanhando criadores de cães e descobriu que seus cães “procriam tanto que acabam morrendo”.
Bem, aqui em casa, Mummy teve 2 crias e foi castrada, Nina teve 3 e foi castrada também, Bela será castrada depois de sua 3ª cria, Brigitte teve suas meninas (1ª cria) há quase 2 anos. Meus amigos cinófilos não acasalam suas cadelas depois dos 5 anos de idade…
Acredito que o programa andou visitando puppy mills e não criadores de cães.
– Como dito antes, cada raça canina foi criada e fixada através de acasalamentos cosanguíneos. A cosanguinidade não destrói a raça, como dito em Os Segredos do Pedigree.
Mas, cada acasalamento deve ser minuciosamente estudado e planejado. E, SIM, há indicações específicas – embora muito restritas e pouco utilizadas – para acasalar Pai X Filha ou Mãe X Filho. Obviamente, nestes casos, o scan genético deve ser muito minucioso, o casal deve possuir um pedigree muito “aberto” e deve ser morfologicamente perfeito, caso contrário, as imperfeições serão fixadas nos filhotes.
O abuso da cosanguinidade diminui a imunidade, aumenta a possibilidade de manifestação de doenças genéticas e diminui a fertilidade.
Em nossa sociedade, a endogamia ocorre também. Quem nunca viu a união entre primos? A endogamia é comumente presente nas comunidades Amish, nas comunidades indígenas e pequenos povoados.
– Infelizmente, até onde vai meu conhecimento, as instituições cinófilas, nacionais e internacionais, estão mais preocupadas em registrar filhotes e promover exposições, que preocupar-se em exigir testes e exames de cães aptos a procriar. Não há nenhuma regulamentação a este respeito, portanto, qualquer um que tenha um macho e uma fêmea com pedigree, da mesma raça, pode ser um “criador de cães de raça pura”.
O próprio CPR é um atestado de que as instituições cinófilas não se importam muito com a saúde dos cães disponíveis para acasalamento.
– Nas exposições cinófilas, julgar tipicidade, função e saúde deveria ser uma rotina. Talvez, por isso, o Kennel Clube da Suécia tenha desenvolvido um estudo voltado para os cães que merecem “Atenção”, “Aumento de Atenção” e “Atenção Urgente”. Leia este estudo aqui.
– É importante que todos saibam que apesar de todos os múltiplos esforços que os mais idôneos criadores façam, não é possível garantir que um cão estará livre de qualquer doença de manifestação genética ou degenerativa.
A ciência não garante isso nem mesmo para o ser humano e, nós, criadores de cães, não somos Deus, capazes de criarmos um indivíduo perfeito.
– Se os Estados Unidos da América foram governados por George W. Bush, por que o referido Kennel Club não poderia ter, como presidente, uma besta quadrada? (informação adicionada em 22/06/2010)
– Com muita frequência pessoas me ligam querendo saber “por quanto vendo meus filhotes”. Muitas dizem “Nossa…. mas em Fulano encontrei por R$ 1.000,00”. E a minha resposta é sempre a mesma: Se você continuar procurando, vai encontrar preços ainda menores.
Este é o público que abastece e enriquece os fabricantes de filhotes, os criadores de fundo de quintal, o bolso dos veterinários e programas como “Os Segredos do Pedigree”. .]]>

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

E-mail

seubuldoguefrances@gmail.com

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This