Não só pode, como deve. Mas lembre-se que a oferta dos vegetais deve fazer parte de um contexto nutricional. Nós sugerimos que nossos leitores devorem o site do Cachorro Verde ou procurem um vet nutrólogo. Vegetais são fontes riquíssimas de vitaminas e sais minerais:

* A vitamina B12 encontra-se em baixas concentrações no reino vegetal. As boas fontes de vit. B12 são os produtos do reino animal (carnes, ovos, leite). Não alimente seu cão com dieta vegetariana!
Porém, é preciso tomar o cuidado de pré-digeri-los, antes de oferecê-los aos cães. Assim, todos os muitos nutrientes poderão ser absorvidos no sistema digestivo do seu frenchie!
Os nutrientes dos vegetais encontram-se protegidos dentro de uma estrutura rígida chamada parede celular – que funciona como um cofre! Apenas os herbívoros produzem enzimas (celulases) em quantidades suficientes para digerir essa parede.
Mas, então, como fazer para que os carnívoros aproveitem os nutrientes dos vegetais?
Muito simples: cozinhá-los ou liquidificá-los.
  • O calor do cozimento rompe a parede celular e torna os nutrientes disponíveis. Cozinhar os vegetais no vapor impede que os nutrientes sejam perdidos na água do cozimento.
  • As lâminas do liquidificador rompem a parede celular por ação física. Portanto, quando se oferece vegetais liquidificados (em forma de purê) não existe a necessidade de cozinhá-los.
Em nossos intestinos, os vegetais não são plenamente digeridos por enzimas também, por isso é importante mastigá-los muito bem. Isso explica o porquê do milho sair inteiro no coco! 
_________________________________________________________
CURIOSIDADES:

Os carnívoros que vivem em ambiente selvagem se alimentam dos intestinos de suas presas – muitos deles herbívoros. No intestino dos herbívoros, os vegetais sofrem uma pré-digestão que disponibiliza seus nutrientes aos carnívoros.
A principal fonte de proteínas na alimentação dos gorilas é de origem vegetal. Entretanto, para suprir as demandas energético-nutricionais de um animal de 250 kg é preciso comer muito – eles chegam a se alimentar de 30 kg de vegetais (capim, folhas, sementes, etc.) por dia!
Para digerir tantos vegetais, eles precisam de intestinos enormes. E isso explica o tamanho king size da barriga deles!
Nos intestinos dos gorilas são as bactérias simbióticas, ali residentes, que fazem a digestão da celulose e produzem vitamina B12 para os gorilindos. As bactérias são muito legais!  
Receba os posts por email: Delivered by FeedBurner
siga-nos: 
]]>

 

 

 

Quer entender e organizar, de uma vez por todas, a vida do seu buldoguinho?

 

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA OS 3 VOLUMES DO E-BOOK

"MANUAL DO BULDOGUE FRANCÊS" POR APENAS R$ 89,90!

 

 

 

Receba novidades e conteúdos exclusivos!

QUERO PARTICIPAR

Quer participar do nosso grupo exclusivo? Cadastre-se gratuitamente!

NÓS APOIAMOS

CAMILLI CHAMONE

Pós-graduada em Genética e Biologia Molecular. Foi professora universitária federal de Biologia Celular e Genética. Criou buldogues franceses. Foi membro efetivo do Conselho Disciplinar do Kennel Clube de Belo Horizonte. Foi Diretora da Federação Mineira de Cinofilia. É editora do "Seu Buldogue Francês", o maior blog do mundo sobre buldogues franceses, e de todas as mídias sociais que levam esse nome. É palestrante e consultora sobre bem-estar e comportamento canino. Além disso tudo, é perdida e irremediavelmente apaixonada por frenchies.

SIGA O SEU BULDOGUE FRANCÊS NAS REDES SOCIAIS

E-mail

seubuldoguefrances@gmail.com

POSTS DO INSTAGRAM

Pin It on Pinterest

Share This